Comité Científico Consultivo
O Comité Científico Consultivo realiza estudos, que servem de base às decisões macroprudenciais do Conselho Geral. É constituído pelo presidente do comité e mais 15 especialistas, que representam um amplo leque de competências, experiências e conhecimentos relacionados com todos os setores relevantes dos mercados financeiros. O comité reúne, pelo menos, uma vez por trimestre.
Responsabilidades
Os membros do Comité Científico Consultivo contribuem para diversas atividades de investigação e de análise de políticas do CERS, incluindo no âmbito dos grupos conjuntos do Comité Técnico Consultivo e do Comité Científico Consultivo sobre intermediação financeira não bancária e interconectividade. O comité contribui para o debate público sobre políticas macroprudenciais mediante a publicação de relatórios e perspetivas. Entre os seus contributos anteriores, contam‑se o debate sobre o excesso de instituições de crédito na União Europeia, o apelo à melhoria da divulgação dos ativos de elevada intensidade carbónica, o trabalho analítico sobre a orientação macroprudencial e um relatório sobre a digitalização e o futuro da banca.
O comité também atribui anualmente o Prémio de Investigação Ieke van den Burg a projetos de investigação de excelência desenvolvidos por jovens economistas e é responsável pela Série de Documentos de Trabalho do CERS.