Comité Científico Consultivo

Comité Científico Consultivo do CERS

O Comité Científico Consultivo realiza estudos, que servem de base às decisões macroprudenciais do Conselho Geral. É constituído por 15 especialistas, que representam um amplo leque de competências, experiências e conhecimentos especializados.

O Comité Científico Consultivo contribui para o debate público sobre políticas macroprudenciais mediante a publicação de relatórios. Entre os contributos anteriores do comité, conta‑se o apelo a uma resolução bancária credível, à união dos mercados de capitais europeus e à melhoria da divulgação dos ativos com utilização intensiva de carbono. O comité é também responsável pela Série de Documentos de Trabalho do CERS e atribui anualmente o Prémio de Investigação Ieke van den Burg para jovens economistas.

O Comité Científico Consultivo reúne em Frankfurt am Main, pelo menos uma vez por trimestre. Os membros do comité contribuem para diversas atividades de investigação e de elaboração de políticas no âmbito do CERS, incluindo para os grupos conjuntos do Comité Técnico Consultivo e do Comité Científico Consultivo sobre o setor bancário paralelo e a interconectividade.

Membros do Comité Científico Consultivo do CERS

Javier Suárez (Presidente)
Centro de Estudios Monetarios y Financieros (CEMFI)

Richard Portes (Vice-Presidente)
London Business School

Marco Pagano (Vice-Presidente)
Università degli Studi di Napoli Federico II

Elena Carletti
Università Bocconi

Prasanna Gai
University of Auckland

Alberto Giovannini
Presidente do MTS e do EuroMTS

Daniel Gros
Centre for European Policy Studies

Malcolm Kemp
Nematrian

Ross Levine
University Of California at Berkeley

José-Luis Peydró
Universitat Pompeu Fabra

Isabel Schnabel
Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

David Thesmar
MIT Sloan

Ernst-Ludwig von Thadden
Universität Mannheim

Josef Zechner
Wirtschaftsuniversität Wien

Andreas Ittner (em representação do Comité Técnico Consultivo)
Oesterreichische Nationalbank

Convite à apresentação de candidaturas para novos membros

Procuramos peritos internacionais em política macroprudencial e risco sistémico interessados em ser membros do Comité Científico Consultivo do CERS. Estes serão selecionados com base na sua competência geral e em função da sua experiência multifacetada no meio académico ou noutros setores, nomeadamente em pequenas e médias empresas ou sindicatos ou enquanto prestadores ou utentes de serviços financeiros. Note-se, contudo, que pessoas ao serviço das instituições de onde proveem os membros do Conselho Geral do CERS não são elegíveis a candidatar-se.

O CERS considerará as candidaturas com base nos critérios de seleção. O Comité Diretor avaliará as candidaturas e proporá ao Conselho Geral os candidatos. Os candidatos selecionados serão nomeados para o Comité Científico Consultivo por um mandato renovável de quatro anos e terão de respeitar as obrigações de sigilo profissional enunciadas no artigo 8.º do Regulamento (UE) n.º 1092/2010 e as regras de confidencialidade. Terão igualmente direito a uma compensação e ao reembolso das despesas relacionadas com a participação nas atividades do comité. Os candidatos não nomeados para o comité, mas não rejeitados no processo de seleção permanecerão numa lista de reserva, que será válida por um período de dois anos.

Convida-se as pessoas interessadas a enviar a sua candidatura, o mais tardar até às 23h59 (hora da Europa Central) de 23 de maio de 2018, para o seguinte endereço de correio eletrónico: ascapplications@esrb.europa.eu.

Convite à manifestação de interesse

Formulário de candidatura